Grande Trail da Serra d’Arga 2015

No dia 27 de Setembro realizou-se mais uma edição do Grande Trail da Serra d’Arga. Talvez uma das provas com mais relevância nacional no panorama do trail running. Este trail fascina os participantes não só pela beleza da serra d’Arga mas também por todo o ambiente vivido durante a prova. O nosso atleta, Francisco Rebelo, participou na prova de Ultra Trail, tendo finalizado com um tempo de 06:57:45, obtendo assim o 50º lugar da geral e o 36º lugar do escalão (Sénior Masculino). De seguida apresentamos o relato da prova, realizado pelo Francisco Rebelo.

O dia começou cedo.

Triste, com nevoeiro e alguns aguaceiros.

Cheguei a Dem por volta das 07h com umas condições climatéricas não muito boas, mas mesmo assim consegui ver o primeiro empeno que me esperava: a Pedra Alçada.

Encontrei amigos e conhecidos de outras provas: o Nuno Silva, a Sandra Finisterra, o Paulo Moreira, o Paulo Pelicano e tantos outros.

Falei nestes porque me acompanharam nos dias em que estive nos Açores a fazer o Azores Trail Run e esses vão ser sempre amigos para a vida.

Começar a prova ao som das 8 badaladas é uma das imagens de marca deste evento. E as 8h em ponto lá partimos todos, serra acima.

A volta à freguesia de Dem é o início de uma prova que se revelou muito dura à medida que se aproximava do fim.

Chegados a meio da Pedra Alçada, o nevoeiro ficou lá em baixo e o sol apareceu, sendo que fomos brindados com uma paisagem para cima de espetacular.

Comecei a prova bem, num bom ritmo fazendo a Sra do Minho quase sempre a trotar e chegando a São João da Montaria (33Km) com 4 h de prova. Mas o calor que se começou a fazer sentir, juntamente com o cansaço provocado pelo ritmo que impus, levou-me a ter de baixar o andamento e apreciar uma das partes mais bonitas do trajeto.

Correr ao lado do Rio Ancora, das suas cascatas e piscinas naturais, é um privilégio. Paisagens de cortar a respiração, lagoas onde só nos vem à cabeça uma coisa: mergulhar!

As cores, os sons, ali a natureza está num equilíbrio perfeito. São cenários como este que me fazem gostar cada vez mais de correr ma montanha. Mas, se tem tanto de belo, também tem de duro e o “homem da marreta” apareceu-me mais ou menos nessa zona.

Os últimos kms de prova foram muito duros, custaram-me muito.  

Foi aí que tive de cerrar os dentes e pensar: “é para isto que aqui estas, é disto que tu gostas.”

Por isso eu adoro a Serra D´Arga. É bela e dura.

A subida final que me levou novamente a Pedra Alçada foi uma luta enorme, mas quando pensava que as dificuldades iam acabar no final da subida percebi que ainda tinha que descer até Dem.

E descer custa sempre mais que subir (pelo menos a mim), mas lá encontrei um parceiro para me acompanhar até ao final.

Cortei a mIMG_3564eta com 6h57m.

Exausto mas feliz. Como mandam as leis do trail run.

Obrigado Mauro e Bárbara pelo abraço no final. É bom encontrar amigos no final“.

 

O Beat Your Limit! felicita o nosso atleta por mais uma conquista e superação pessoal!

O trail, por vezes, não nos leva a nenhures senão a um lugar que nos faça parar e apreciar o nosso mundo“, Anne Frost