18278961_RIz9a

Análise às Sapatilhas Berg Pantera

No passado fim de semana, numa parceria entre o Beat Your Limit!, a Sportzone e a TSF Runners, tivemos a oportunidade de experimentar o último modelo das sapatilhas Berg Pantera. O modelo tem vindo a sofrer grandes alterações nas últimas edições, estando a atingir uma qualidade considerável para os praticantes de trail running.

Num treino de 15 km, com a duração de aproximadamente 90 minutos, procurámos usar as sapatilhas em todos os cenários para retirarmos os pontos positivos e negativos das mesmas.

O conforto e amortecimento foram as características que mais se evidenciaram. A sola utiliza a tecnologia Vibram megagrip, sendo que as palmilhas utilizam  a tecnologia Ortholite. Estes dois factores contribuem directamente para o conforto e amortecimento. Durante o treino sentimos um grande conforto quer nos pisos com desnível positivo como negativo. As sapatilhas permitiram rápidas mudanças de velocidade sem necessitarmos de grandes esforços musculares.

A sua leveza e rapidez a sair do solo foram dois aspectos que também nos agradaram. Outro aspecto positivo foi a possibilidade de podermos guardar os cordões na língua da sapatilha. Sem dúvida uma mais valia.

Num piso um pouco enlameado também obtivemos bons resultados. A água saiu rapidamente das sapatilhas o que permitiu que os pés mantivessem uma boa temperatura. A aderência ao solo também foi positiva, não tendo um impacto negativo nas mudanças de direcção.
Também testámos as sapatilhas num piso mais duro. Neste tipo de piso notámos um pouco de rigidez da sola, sendo um aspecto negativo presente em quase todos os modelos de sapatilhas de trail running. Neste aspecto, este modelo ainda tem bastante margem para progredir.
A nossa avaliação, numa escala de 1 a 10, foi a seguinte:
  • Conforto : 8
  • Aderência : 9
  • Estabilidade : 8
Numa avaliação final, damos uma nota de 8 valores (numa escala de 1 a 10) para estas sapatilhas. O modelo sofreu bastante melhorias. Tornou-se mais leve, estável e leve. No entanto ainda falta um pouco de flexibilidade a este modelo, sendo um aspecto a melhorar no futuro. Numa análise qualidade/preço, pensámos que estas sapatilhas têm um enorme valor. Umas sapatilhas excelentes para serem utilizadas em prova de ultra distância para atletas intermédios mas também para atletas mais experientes.