Madeira Island Ultra Trail 2017

No dia 22 de Abril (Sábado) às 00h00 deu-se início a mais uma edição da prova mais conceituada de Trail Running em território português, sendo a única prova nacional a fazer parte do Ultra Trail World Tour.

Inicialmente, o Beat Your Limit! estaria representado por dois atletas, no entanto devido à lesão do Kaká Jesus, apenas estivemos representados pelo Ivo Morais.

O nosso atleta ia com um objectivo claro: chegar a Machico ainda de dia, o que queria dizer que tinha de percorrer 115km, desde Porto Moniz até Machico, num máximo de 20 horas e 45 minutos (pôr do sol no Funchal). Na edição anterior o Ivo concluiu a prova em 22 horas e 12 minutos. Para este ano era necessário retirar aproximadamente 1 hora e 30 minutos ao tempo do ano anterior.

O Ivo, mais uma vez, começou a prova com bons ritmos e conseguiu chegar ao Curral da Freiras (ponto imtermédio da prova), com um tempo inferior ao do ano anterior. Era nesta fase que o Ivo podia fazer a diferença. Com a subida ao Pico Ruivo e a travessia para o Pico do Areeiro, o Ivo tinha que retirar ainda mais alguns minutos ao tempo do ano anterior, mas não levando o corpo ao limite de forma a poder fazer uma boa recta final da prova.

No entanto, o nosso atleta chegou ao Pico do Areeiro com um atraso de 11 minutos relativamente ao ano anterior. Ao chegar ao Pico do Areeiro com 15 horas e 14 minutos, o Ivo sabia que tinha que impor ritmos elevados nos restantes 40 km de prova. O objectivo principal estava complicado, mas ainda era possível.

O Ivo tentou um último esforço, reduzindo para 5 minutos a diferença entre o ano anterior, na chegada ao abastecimento seguinte, Ribeiro Frio. Infelizmente nos momentos seguintes, o Ivo começou a ter um grande indisposição, talvez como consequência do grande esforço que vinha a fazer. A partir do abastecimento do Poiso, ainda com 26 km de prova, o objectivo principal do Ivo passou a ser finalizar a prova. Talvez o caminho mais fácil, naquele momento, fosse abandonar a prova, mas o Ivo é um campeão e respeita todos aqueles que o acompanham e sofrem com ele. Por isso mesmo, o caminho era apenas um…conseguir ir até à meta e terminar mais uma edição do Madeira Island Ultra Trail.

Com muita dificuldade e com a desilusão de não conseguir atingir o objectivo principal, o Ivo conseguiu chegar a Machico com 22 horas 45 minutos e 32 segundos, tendo sido acompanhado nos últimos quilómetros pelo Kaká.

Os nossos atletas jamais cairão sozinhos. Sonhamos e concretizamos em grupo, respeitando sempre o desporto e tentando marcar a diferença na sociedade.

O Ivo não atingiu o seu objectivo principal, mas deu uma lição de coragem, paixão e respeito pelo Trail Running e pelo desporto no geral.

Obrigado Ivo! Nem a noite apagou o teu brilho!