Ironman Emilia Romagna

Dia 23 de Setembro às 07:30, hora local, (06:30 em Portugal) tinha início o Ironman Emilia Romagna. A cidade de Cervia, na região de Emília Romanha, recebeu mais uma prova do circuito mundial de Ironman. Mais de 2500 atletas partiam para mais uma aventura, onde apenas os homens de ferro teriam o privilégio de pisar o corredor mais desejado na provas de triatlo de longa distância.

A Associação Beat Your Limit!, representada pelo atleta João Laranjeira, marcou mais uma vez uma página da sua história, na modalidade de Triatlo. A prova Ironman, composta por 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2 de atletismo, é a prova mais procurada pelos triatletas de longa distância. O sonho de estar presente no campeonato do mundo de Ironman, disputado no Hawaii (EUA), move muito destes atletas. No entanto, finalizar uma prova Ironman é por si só um desafio de uma dificuldade extrema. Os atletas preparam a prova durante longos e duros meses para num dia apenas concretizarem o sonho, que por vezes é o sonho de uma vida.

Para sabermos como correu a prova ao nosso atleta, estivemos à conversa com o João Laranjeira, tentando saber mais pormenores sobre mais um momento marcante na sua história como desportista.

Associação Beat Your Limit! : Contextualizando as tuas expectativas para este Ironman e o resultado obtido, como correu esta prova?
João Laranjeira : Infelizmente a prova não correu como eu esperava. O meu objectivo era claro: baixar as 10:30. A preparação para este Ironman correu bastante bem e estava confiante em atingir o meu objectivo. No entanto, no início do atletismo percebi que não estava nas condições ideias para fazer um bom segmento de atletismo. Decidi forçar ao máximo, mas ao km 25 percebi que não tinha muito mais para dar.

ABYL : Mesmo depois de perceberes que as coisas não iam correr como esperavas, como foste buscar forças para chegares até à linha da meta?
JL : Ao km 25, quando senti o corpo a “desligar”, ainda estava bem dentro dos meus objectivos. No entanto, sabia que a partir desse momento o meu desempenho ia cair. Rapidamente decidi que não podia parar, pois caso o fizesse eu não acabaria a prova. Foi uma luta que ainda não consigo descrever. No início senti-me humilhado, pois tinha trabalhado bastante e tive receio que não conseguisse terminar a prova. Comecei por pensar em tudo que tenho feito no desporto e na mensagem que tento passar diariamente para os atletas e sócios desta associação. Lutei com todas as minhas forças e levei o meu corpo até à meta. Terminei, que é o mais importante, mas sofri como nunca tinha sofrido. Não quero voltar a ter estas sensações!

ABYL : Mesmo assim conseguiste terminar a prova e até bater o teu recorde pessoal…
JL : Sim, é verdade. Foram dois objectivos cumpridos! No entanto, fico sempre com a sensação que a história podia ter sido outra. Não fico frustrado, pois já faz parte do passado, mas tive dificuldade em digerir tudo o que aconteceu!

ABYL : Fazendo uma análise global, achas que foi uma participação e experiência positiva?
JL : Claro, sem dúvida. Participar num evento desta exposição mundial, com grandes atletas europeus e mundiais, é sempre um prazer e orgulho enorme. Também tive a sorte de trocar experiências com um grupo de atletas portugueses que além de excelentes desportistas são pessoas extraordinárias. Aprendi muito, troquei experiências e vivi mais um grande momento na minha vida. Cortar aquela meta e ouvir o tão desejado “You’re an iroman” é indescritível, seja em que condições for!

ABYL : Já estás recuperado? Quais os próximos objectivos?
JL : Hoje posso dizer que já estou recuperado, mas foi um processo bastante lento e moroso. Tive bastante dificuldade em recuperar, o que demonstra as condições em que terminei a prova. Neste momento estou numa fase de transição. Vou aproveitar estas semanas para me preparar para o novo ciclo de treinos que preparará a próxima época. Para o ano vou apostar forte na distância de triatlo longo (half-iroman). Quero evoluir nesta distância durante o ano de 2018, para no ano seguinte voltar à distância Iroman de forma mais consistente.

O João Laranjeira terminou o Iroman Emilia Romagna em 10 horas e 46 minutos (01:00:18 natação; 05:43:09 ciclismo; 03:47:41 atletismo), classificando-se no 484º lugar da geral e 72º lugar do escalão M30-34.

A Associação Beat Your Limit! felicita o nosso atleta e agradece ter proporcionado mais um momento histórico na vida da nossa associação!

BEAT YOUR LIMIT NOW!