No Sábado, 10 de Junho, dia de Portugal, o nosso atleta Pedro Santos cumpriu mais um sonho, tenho participado e concluído a prova de Triatlod e Coimbra na categoria de Full Distance.
Num dia de emoções fortes, o nosso atleta superou todas as adversidades e chegou à ambicionada meta em 12 horas 1 minuto e 9 segundos. Na classificação do seu escalão, o Pedro terminou na 11ª posição e na classificação geral terminou na 46ª posição.
De seguida deixamos o relato do nosso atleta desde o momento da partida até à concretização do seu objetivo :
“Tendo iniciado a prática de triatlo em 2018 e depois de ter feito o meu primeiro triatlo distância FULL ou Ironman em 2020 em plena pandemia, decidi inscrever-me pela segunda vez numa prova idêntica e que teve lugar em Coimbra no passado dia 10 de junho: 3,8 kms +180 kms + 42 kms. Evento organizado pela Multisport com o apoio da câmara municipal de Coimbra e da federação de triatlo, tendo eu tomado a decisão de participar ainda no verão de 2022.
O foco mental e a disciplina de treino são fundamentais na preparação de provas de resistência como estas e é precisamente esse foco e treino consistente que contribui (no meu caso) para uma mente e corpo sãos.
Sim, faço isto porque me ajuda a manter níveis físicos, mentais e de bem-estar aliados a uma alimentação cuidada. Sofro de doença crónica (nomeadamente apneia de sono, colesterol e tensão elevados) e a prática de desporto contribui de forma positiva para a estagnação destas enfermidades.
Logicamente que também o faço pelo desafio em si… só quem faz algo do género conhece as emoções sentidas durante a prova, no final de cada segmento quando vemos um amigo ou familiar e, em especial na meta onde nos sentimos uns verdadeiros “GIGANTES”.
Costumo dizer que uma prova destas não custa fazer, mas sim custa treinar com consistência durante 4, 5 ou 6 meses. Treinar quando a maioria ainda dorme ou almoça, ou dormir mais cedo porque “uma hora de sono antes da meia-noite equivale a duas horas de sono depois da meia-noite”. Façam o teste…. No meu caso foram 6 meses de preparação e cerca de 200 treinos, variando entre natação, ciclismo, corrida e treino físico/funcional tendo atingido uma média de treino de 7/8 horas por semana. Foram no total dos 6 meses de treino, cerca de 100 kms natação, 2.500 kms de bicicleta, 600kms de corrida e 50 horas de treino ginásio/funcional. Parece muito, mas noutra perspetiva é uma média de uma hora de treino diário que representa apenas 4% das 24 horas do nosso dia.
Agora é tempo de descansar e de agradecer à minha mulher e companheira incansável Carla Belo, aos meus filhos e aos meus Pais por me terem acompanhado neste fim de semana incrível. Obrigado ao meu Pai pelo acompanhamento na natação. Não imaginas a diferença que é nadar mais de uma hora seguida com possibilidade de contacto visual contigo por diversas vezes. A todos os meus companheiros de treino e amigos com quem fui partilhando alguns bons momentos e à equipa a que pertenço Associação Beat Your Limit!, aprendo diariamente com todos vocês. Também partilhei vários treinos com os jovens da Escola de triatlo da associação Beat Your Limit e é um prazer fazer parte desta família.
Agradeço e enalteço o apoio da atleta de alta competição em natação e fisioterapeuta Soraia Ribeiro por me ajudar a “segurar estes joelhos” durante a preparação para a prova.
E finalmente, não posso deixar de agradecer a um atleta que conheci durante a prova e que abandonou a mesma por acidente no segmento de ciclismo, pois foi quem me “levantou” e incentivou para não abandonar no segmento de corrida ao Km 12 quando senti algumas dores abdominais. Obrigado, Carlos Custódio!!! Um grande abraço e rápidas melhoras. És um gigante.
Um grande bem-haja a todos vocês e em especial a mim próprio, pois apesar de não ter feito este percurso sozinho, fui eu quem mais se dedicou para chegar à meta.
Resultado final: segmento de natação 1h14, bem abaixo do que esperava. Ritmo de 1m57s por cada 100 metros. No ciclismo foram 180 kms feitos em menos de 6 horas, tendo atingido uma média superior a 30kms/hora. Na corrida final tive alguns problemas gástricos (usuais neste tipo de provas) que me impediram de correr a maratona final abaixo das 4 horas que era o objetivo…. No final foram praticamente 11h45 minutos de prova (mais algumas paragens “forçadas”), e fica o registo de ter participado no campeonato nacional de triatlo de longa distância e ter terminado no 46º posto entre 130 participantes a nível nacional.
Mas que fique claro: Não pratico desporto para ter resultados, mas sim para adotar um estilo de vida saudável e ativo e poder explicar aos mais jovens (meus filhos) a importância de NUNCA deixarem de praticar desporto (erro que eu cometi entre os 17 e os 35 anos).
O desporto com peso e medida contribui para bons hábitos alimentares, descanso, saúde, amizade, partilha e convívio. São valores essenciais, que muito prezo e jamais abdicarei, além da minha família e trabalho. A ordem de importância é a que cada um pretende atribuir.
No meu caso é a família em primeiro lugar e o nosso bem-estar…. e depois vem o resto.
PS: este ano poderá haver mais surpresas, se tudo correr bem“
A Associação Beat Your Limit! felicita o Pedro pela brilhante conquista e por nos continuar a inspirar com o seu foco, modo de vida e persistência.