Iniciei a minha aventura no “mundo do trail” na serra de Valongo, nos trilhos do Paleozóico (12km), em Março deste ano. Quando terminei a prova estava exausto mas feliz. Tinha encontrado um escape ao stress do dia a dia. Existem alturas durante a prova em que vamos ao limite mas tudo isso é compensado com a paz interior e no meu caso, com a alegria de cortar a meta, chegar ao fim! Esse era o meu objectivo.
Quando terminei, defini de imediato que o meu grande objectivo era participar numa ultra maratona na montanha. Decidi também que dentro de um ano iria ser naquela meta que cumpriria o meu objectivo. Tinha um ano para me preparar!
Desde então tenho participado em algumas provas de “trail running” semelhantes, mas nunca ultrapassando os 21 km. Este fim de semana vou participar numa prova um pouco mais longa. Apesar do meu corpo já ter condições para tentar algo mais longo, quero fazer uma evolução progressiva. O Grande Trail da Serra D’arga é uma referencia a nível nacional, logo será o contexto ideal para dar mais um passo rumo ao meu objectivo. O mais importante não é chegar rápido, mas saborear cada passo como uma grande conquista!
Assim, este é o meu próximo desafio! Numa serra complicada, onde pela primeira vez vou participar numa prova com uma distância tão grande. O desafio consiste em terminar a prova e dar mais um passo na minha preparação!
A minha motivação é a busca do tal limite que algumas pessoas desejam procurar, mas por vários motivos não conseguem esse confronto! O que me move não é a competição, mas sim a satisfação pessoal em sentir-me bem comigo mesmo.
“Se vais tentar, que seja até ao fim, caso contrário nem sequer comeces!”, Charles Bukowski
Beat your limit now!