Estrela Grande Trail

O Estrela Grande Trail prometia ser uma prova de elevada exigência para os atletas. Com uma distância de 109 km e um desnível positivo de 6300mts, a Serra da Estrela é sempre um “parque diversões” para os aficionados do Trail Running. Embora as condições climatérias estivessem estáveis, a verdade é que a neve acumulada na Serra da Estrela há várias semanas iria dificultar o desempenho dos atletas.

À meia noite do dia 19 (Sábado), deu início o Estrela Grande Trail. A representar a Associação Beat Your Limit! esteve o Kaká Jesus. No principal objetivo para esta época desportiva, o Kaká já partiu fragilizado para este desafio. Nas duas semanas anteriores à prova, o nosso atleta esteve a recuperar de uma entorse no pé. Embora não tendo começado nas melhores condições, o Kaká estava motivado e preparado para enfrentar a Serra da Estela.

Os primeiros quilómetros correram dentro do esperado. Num ritmo moderado para gerir a prova de forma adequada O Kaká percorreu os primeiros 25kms sem qualquer problema. No entanto, o Kaká chegou ao abastecimento da Loriga (28km) já com alguns problemas intestinais. Nos abastecimentos seguintes, Fontão e Alvoco, o nosso atleta já começou a ter graves problemas intestinais. Não conseguia ingerir qualquer alimento sólido, o que começou a tornar a situação bastante complicada. Para agravar a situação, na ligação do Alvoco à Torre, o Kaká já não conseguiu ingerir líquidos. A situação tornou-se insustentável e o Kaká já não tinha forças para se mover. A chegada à Torre tornou-se um autêntico martírio.

Na Torre, o Kaká voltou a não conseguir ingerir alimentos sólidos e líquidos. Manter-se de pé já era um sacríficio e o Kaká teve que tomar uma decisão inevitável : abandonar a prova.

Acabou por não ser uma decisão difíicl, porque não havia alternativa. Um atleta e um ser humano deve respeitar-se. A meio da prova o Kaká não aguentaria muito mais tempo em prova porque o corpo iria colapsar em poucos minutos. Dessa forma, a única decisão seria poupar o corpo e a mente a tal martírio.

Até num momento difícil e triste, o Kaká mostrou ser um verdadeiro campeão e um ser humano de excelência. Um exemplo de força e coragem para todos nós. Mais desafios e mais oportunidades surgirão.

Obrigado, Kaká!

BEAT YOUR LIMIT NOW!