Ironman Cascais

No Sábado, 15 de Outubro, a Associação Beat Your Limit! passou a ter mais um atleta Ironman.

Depois de um longo ano de preparação onde a dedicação e esforço deram os seus frutos, o João Sottomayor desafiou-se à prova mais longa de triatlo a realizar-se num único dia.

O João realizou uma prova fantástica, fazendo uma gestão meticulosa de todo o esforço, colhendo os frutos do seu trabalho no segmento da corrida, onde conseguiu realizar uma excelente prestação e terminar o segmento em 3 horas 43 minutos e 19 segundos. No total, o João completou a prova em 11 horas 4 minutos e 29 segundos, classificando-se na 65ª posição do escalão e 323ª posição da geral.

Com objetivo de percebermos como o João conquistou o seu sonho, ficamos com o seu relato da prova :

Cheguei terça para ter tempo de reconhecer o percurso e treinar no local. Quarta feira fui fazer uma volta de bike de Belém a Cascais, 40km, o que deu para perceber que ia ser uma parte rápida do circuito. Quinta fui fazer reconhecimento da Malveira, vi muitos ciclistas a treinar e percebi que ia ser uma parte onde a gestão de esforço era importante porque apesar de não ser muito inclinada, era uma subida longa e o resto do dia descansei. Sexta fui nadar 15 min e correr 25min, foi um treino com boas sensações o que me fez baixar a ansiedade. À noite deitei-me mesmo cedo porque ia acordar às 5.15 na manhã da prova, mas acordei à 1 da manhã com dores no ouvido e achei que ia ter uma otite o que ia dificultar a prova, mas um Brufen pela manhã resolveu o assunto.
Ora bem, na prova a natação correu mega bem, normalmente é uma etapa que não estou muito confortável, mas acabei por disfrutar e ter ótimas sensações, não parei um segundo foi sempre a dar. Foi uma boa premonição. De seguida foi a bike, a Malveira, fiz os primeiros 30km de forma conservadora e mal cheguei a marginal foi carregar no acelerador porque me sentía mega bem e sem quebras de energia (às vezes sentia que tinha de travar para poupar energia, mas esse pensamento não durava muito tempo). Na segunda volta da bicicleta os últimos 30km foram os mais chatos, vento contra e uma dor no pé direito estavam a dificultar as coisas, mas arranjei um grupo que me ajudou até ao Jamor enquanto a dor se mantinha e mal a dor passou decidi voltar a carregar no acelerador e voltar ao meu ritmo. Na corrida tive umas quantas paragens na casa de banho (algumas mais lentas) mas continuava com boas sensações, a dor no pé voltou por uns momentos na primeira volta mas mal passou voltei a sentir-me no topo. A cereja no topo do bolo foi na última volta, as boas sensações continuavam e com mais um gel de cafeína senti que podia subir o ritmo e com surpresa minha depois deste “último” gel descobri que tinha outro no bolso de trás. Estava no céu. Full gas até ao fim e terminar em sprint com um tempo de 11h04min, foi um sonho tornado realidade, menos 1h do que me tinha proposto.
Sem dúvida que todo o apoio no local e durante o processo foi mega importante para realizar a prova, agradeço todas as mensagens de motivação e de parabéns que recebi, sem tanto apoio sem dúvida seria mais difícil.
Agora quero saber quem é o próximo, pode ter a certeza que pode contar com o meu apoio!
“.

A Associação Beat Your Limit! felicita o João por ter conquistado o seu sonho e por inspirar tanta gente que o ajudou a alcançar o seu objetivo. You’re an IRONMAN!